



Perigos: As crianças e as Brincadeiras

Os acidentes de infância, durante brincadeiras, são inevitáveis, por isso é importante vigiá-los, para que nada de grave aconteça.
Os acidentes das crianças, especialmente os domésticos, são frequentes e por isso merecem mais atenção. Quando algum destes acidentes ocorrer, além dos cuidados caseiros, deverá também consultar um médico e dirigir-se ao centro de saúde mais próximo, ou hospital.
Os acidentes mais frequentes são as queimaduras, as quedas, o choque eléctrico, as intoxicações, engolir objectos e por vezes também a asfixia ou afogamento. Por isso é necessário uma atenção redobrada. O que fazer então no caso de acontecer? Como evitar? Veja aqui:
Quedas
- As quedas em criança são muito frequentes, especialmente em crianças pequenas.
- O cuidado a ter será deixa-las em locais adequados a crianças, para de alguma forma salvaguardá-las de um queda grande, como por exemplo, de uma janela, de umas escadas ou muros.
- Solução:
- Colocar portões nas escadas, grandes nas janelas e tomar sempre conta das crianças, enquanto elas brincam - em locais próprios.
Engolir Objectos
- É frequente as crianças pequenas engolirem objecto, porque tendem, especialmente no primeiro ano de vida, a levar tudo à boca. Assim há que ter especial cuidado com objectos como pequenas peças de brinquedos, como lego, botões, bicos de chupetas, etc. Quando são maiorizinhos, o perigo passa a ser com pastilhas elásticas, moedas, caroços, pipocas, rebuçados.
- Solução:
- Compre brinquedos grandes e resistentes, de preferência sem bicos ou pontas finas. Evite roupas com botões, teste sempre as chupetas e evite manter guloseimas ao alcance das crianças.
Choques Eléctricos
- Ao explorar a casa nos primeiros anos de idade é frequente que as crianças se deixem electrocutar pela curiosidade. Literalmente. As tomadas, fichas eléctricas e fios de electricidade são um alvo demasiado fácil.
- Solução:
- Use um protector de tomada, à venda em qualquer supermercado, para protege-las, esconda os fios. Caso a criança apanhe um choque, desligue o quadro geral, solte a criança e leve-a de imediato ao hospital.
Queimaduras
- Por mais cuidado que se tenha, são frequentes, especialmente no primeiro ano de idade, as queimaduras com a água do banho, o biberão, a exposição inadequada ou mal planeada ao sol, ou mesmo com panelas.
- Solução:
- Antes de dar de mamar o biberão, teste o leite nas costas da sua mão, com umas gotinhas;
- No caso do banho, antes de colocar a criança dentro de água, teste a temperatura da água mergulhando o seu cotovelo nela;
- Para uma exposição adequada ao sol evite as horas de maior calor. A exposição da criança deverá ser feita até às 10h da manha, ou a partir das 17h da tarde. Proteja-a sempre com protector adequando a crianças.
- Para evitar a queimadura com objectos, mantenha fora do alcance da criança objectos ou electrodomésticos que a possam queimar, como isqueiros, torradeiras, ferros eléctricos, fósforos, panelas ou cafeteiras.
Intoxicação
- É normal a ingestão de produtos de limpeza, medicamentos e plantas venenosas, desde que a criança os alcance.
- Solução:
- Evite que produtos potencialmente venenosos estejam ao alcance da criança. Se mesmo assim ingerir algo venenoso, leve a criança para o hospital, levando a embalagem do produto que ingeriu, ou contacte um médico e explique-lhe o que ingeriu.
Afogamento
- As crianças não devem ficar nunca sozinhas dentro de água. seja na piscina, no mar, na banheira/banho, ou mesmo perto de baldes com água.
- Solução:
- Se tiver uma piscina, arranje uma vedação, sem qualquer abertura possível para a criança, ou arranje uma cobertura.
- Nunca deixe baldes com água ao alcance da criança.
- Evite deixar a criança no banho sozinha, na praia, ou em qualquer situação.
Asfixia
- É muito frequente a asfixia das crianças até um ano de idade, especialmente. A criança facilmente pode se asfixiar, normalmente com objectos como cordões, fios, plásticos, cobertores, colchões, etc...
- Solução:
- Mantenha a criança sob vigilância no contacto com esses objectos. E evite esse contacto.
-
Jogos Online para bebés e crianças
Este é um espaço onde poderá usufruir de jogos para bebés online totalmente gratuitos e divertir-se com os seus pequenos (meninas e meninos). Aproveite e comece já a jogar!
-
Sites para Crianças
Sites para brincar e aprender!
-
Melhores Apps para bebés e crianças até aos 3/4...
Divertidas, didácticas e com um excelente custo-benefício. Assim são as melhores apps para crianças e bebés
-
Os primeiros passos do seu bebé
Os primeiros passos do bébé são um importante marco no seu desenvolvimento, cujos pais jamais esquecem. Mas a altura em que o bebé começar a andar pode causar ansiedade, sobretudo a pais com familiares e amigos com crianças que começaram a andar cedo. No que diz respeito a andar, os bebés têm o seu ritmo próprio e quando finalmente dão o seu primeiro passo, este não é reflexo da sua inteligência, tamanho, ou das capacidades parentais da mãe ou do pai.
-
Como aprendem os bebés?
Os bebés aprendem da mesma forma que os adultos. Saiba como e porquê.
-
As primeiras palavras do bebé
As crianças apercebem-se desde muito cedo que cada acção sua provoca uma reacção nos adultos. O torna-se uma chamada de atenção quando o bebé o associa à satisfação das suas necessidades.
-
Como escolher brinquedos
Esta idade representa um salto enorme, quer fisíco, quer mental. Por isso mesmo, não é fácil escolher os brinquedos indicados – estes terão de o ajudar a desenvolver as suas capacidades sem por isso deixarem de ser divertidos e seguros.
-
A falar é que a gente se entende!
São cada vez mais os apologistas do desenvolvimento linguistico desde tenra idade. Os médicos aconselham as mães a falar com os seus bebés, desde a gravidez, para que eles possam conhecer a sua voz. A mãe deve falar, sobre as coisas mais
-
Crianças: ver TV sim.. e acompanhadas!
Quando se trata da presença da televisão na educação, as opiniões dividem-se. Exista quem defenda que a TV ajuda a desenvolver as suas capacidades de comunicação , no entanto, estudos retratam que o aparelho tem uma influência negativa nas