Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Açucar e Amor: a Cura para a Dor

Açucar e Amor: a Cura para a Dor

Um estudo revelado recentemente atesta que dar um pouco de açúcar juntamente com um pouco de colo, ou um abraço, ajuda a reduzir a dor nos recém-nascidos, quando lhes é aplicada uma injecção.


O estudo foi feito pela Universidade Federal de São Paulo e publicado na revista Pediatrics e recomenda esta pratica, que além de simples, é barata.

O estudo explica que os recém-nascidos saudáveis passam, logo após o nascimento, por vários processos dolorosos, ainda que rotineiros, como recolha de sangue, vacinações e injecções intramusculares.

No estudo, o grupo de crianças que recebeu contacto físico da mãe e uma colher de dextrose (açúcar) dois minutos antes do procedimento apresentou uma redução significativa do nível de dor, em relação ao grupo de controlo, em que se utilizaram as restantes técnicas analgésicas, ou nenhuma.

A explicação?
"O contacto, o odor da mãe e o som do seu batimento cardíaco bloqueiam os sinais de dor do sistema nervoso central e activam a libertação de hormonas analgésicas”, explica Ruth Guinsburg, líder da investigação.

A investigadora espera agora que os resultados possam apelar aos pediatras,  neonatologistas e enfermeiros para aplicarem estratégias analgésicas simples, económicas e não farmacológicas, no sentido de reduzir a dor causada por estes procedimentos de rotina nos bebés saudáveis.

O estudo foi realizado com 640 bebés, que foram divididos em quatro grupos: um grupo de controlo, que não recebeu tratamento, e outros três grupos, que receberam dextrose (açúcar) na língua, contacto físico com a mãe ou dextrose em conjunto com contacto com a mãe.



29-12-2009

  • Amamentar Protege o Seu Coração

    Um estudo recente revela que amamentar protege o coração das mulheres, ajudando a evitar futuras complicações, na meia idade, como por exemplo enfartes do miocárdio e AVCs.

  • H1N1: Vacina para Crianças disponível

    A Ministra da Saúde, Ana Jorge, justificou que a oferta da vacina da gripe A ao grupo C será antecipada porque existem vacinas disponíveis.

  • Inspira Natal para as Crianças do D. Estefânia

    A comOn e a Keep It Simple estão determinadas em alegrar o Natal das crianças internadas na Ala Pediátrica do Hospital D. Estefânia. Para isso, comprometeram-se em renovar e remodelar a Sala de Lazer para dar às crianças um pouco da alegria que possam ter perdido com os tratamentos e o facto de estarem longe de casa.

  • Despedida por ser Mãe: Queixas de Mulheres...

    Nos primeiros 9 meses de 2009, foram apresentadas 125 reclamações na Comissão para a Igualdade no Trabalho (CITE). Mais do triplo em relação ao ano passado.


Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus