



Brincar tem benefícios para a Saúde da Criança

Passar demasiado tempo em frente da televisão, em criança, pode levar no futuro ao desenvolvimento de problemas como hiperactividade, obesidade e mesmo abuso de álcool e drogas.
As conclusões são de um estudo realizado pela Universidade de Yale, nos EUA, e revelam que as crianças que passam demasiado tempo a assistir televisão, filmes, a jogar consolas ou a navegar na internet são mais propensas a desenvolver, no futuro, problemas como obesidade, tabaco, uso de drogas e/ou álcool, assim como défice de atenção e hiperactividade, e a um baixo rendimento escolar.
Qual a medida certa?
As opiniões divergem. O mais importante não é apenas o tempo a que as crianças está exposta, mas também os conteúdo a que elas têm acesso. Antes de mais há que monitorizar o que é consumido.
O responsável pela investigação, Cary Gross, chama a atenção para o facto de as crianças serem "como esponjas que absorvem o que vêem na televisão".
Por isso, "o ideal é que os pais reduzam o tempo dos filhos em frente à televisão", monitorizem o uso e vejam o que os filhos estão ou vão assistir na televisão e que naveguem com eles na Internet.
Além disso, cabe aos pais explicar o que é positivo e negativo nos programas de televisão, assim como nos video jogos.
Brincar é a solução
Outros estudos reforçam a tese da importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, assim como para uma boa saúde.
As investigações levam a acreditar que a existência de espaços verdes perto de casa contribui para que as crianças façam mais actividades físicas e, consequentemente, tenham menos riscos de ficarem obesas.
Os estudos sugerem ainda que as crianças que têm mais contacto com áreas verdes apresentam melhor funcionamento cerebral e menos sintomas de deficit de atenção ou hiperactividade.
04-01-2010
-
Procriação Assistida acessível aos 42 anos
A procriação medicamente assistida vai passar a estar acessível a mulheres até aos 42 anos, que tenham indicação medica para tal.
-
Romã estimula Contracções Uterinas
Um estudo publicado na revista "Reproductive Sciences" revela que o sumo de romã (fruta), poderá causar vários benefícios à saúde. Um deles relativo à redução do colesterol.
-
Rapazes gostam de Bebidas com Cafeína
Um estudo realizado recentemente revela que o consumo de bebidas, nos EUA, está a aumentar entre crianças e adolescentes.
-
Fumar prejudica a tensão arterial do Bebé
Um estudo publicado na revista científica "Hypertension" revela que fumar durante a gravidez afecta a tensão arterial do bebé.
-
Amamentar protege a Saúde Mental do Bebé
Segundo um estudo do Instituto de Telethon, na Austrália, a amamentação ajuda a promover a saúde mental do bebé, quer em criança, quer na adolescência.
-
Sexo do Bebé no Início da Gravidez: Já é...
Um estudo recentemente publicado no jornal "Obstetrics & Gynecology" revela que já é possível ficar a saber o sexo do bebé no início da gravidez, através de um teste ao sangue.
-
Indeminizações para quem tomou talidomida
Os filhos das mulheres que tomaram talidomina serão indemnizados.
-
Problemas Respiratórios com origem na Infância
Um estudo publicado na revista “Thorax” revela que a função respiratória e o risco de desenvolvimento de problemas respiratórios crónicos na idade adulta podem ser determinados na infância.
-
Ácido Fólico associado a Asma da Criança
Estudo sugere que ácido fólico no final da gravidez está associado a desenvolvimento de asma na criança.
-
Crianças com excesso de peso consideradas...
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um novo modelo sobre as curvas de crescimento muito rigoroso. Aplicados os critérios deste novo modelo, muitas crianças entre os 2 e os 5 anos já serão classificadas com excesso de peso.
-
Um em cada dez bebés é Prematuro
Um em cada dez bebés é prematuro. A OMS alerta para o facto da maioria destes casos acontecer em países mais pobres.
-
'Teste do Pezinho' pode rastrear fibrose quística
O Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDC), mais conhecido como o "Teste do Pezinho" passou por uma reformulação e passará a incluir o rastreio a outras doenças, como a fibrose quística. Uma doença hereditária comum, que afecta todo o organismo, causando deficiências progressivas e levando, por vezes, à morte prematura.
-
Níveis da Tiróide influenciam Posição do Feto
Estudo recente revela que níveis baixos da hormona tiroideia está associada a problemas da posição fetal, em mulheres grávidas.
-
Software de prevenção: evita Privação de Oxigénio
Novas tecnologias: A Universidade do Porto desenvolve programa informático para alertar os profissionais de saúde em caso de baixa oxigenação fetal durante o parto.
-
Maternidade «Amiga dos Bebés»
A Maternidade Alfredo da Costa foi ontem certificado como "Amigo dos Bebés", o quinto hospital em Portugal certificado. Uma certificação internacional para as unidades de saúde que estimulam o aleitamento materno.
-
Insecticidas Provocam Malformações
Um estudo recente revela que os bebés do sexo masculino cujas mães utilizaram repelentes de insectos durante os primeiros 3 meses de gravidez têm mais probabilidade de desenvolverem uma malformação conhecida como hipospadia.
-
Mães seropositivas terão leite em pó Gratuito
As mulheres seropositivas (infectadas com o VIH) que sejam mães vão ter direito e acesso a leite em pó grátis nos hospitais, durante o período de 12 meses.