



Fumar prejudica a tensão arterial do Bebé

Um estudo publicado na revista científica "Hypertension" revela que fumar durante a gravidez afecta a tensão arterial do bebé.
O estudo, realizado pelo Instituto Karolinksa, revela que a exposição ao fumo durante a gestação afecta a regulação da tensão arterial do feto.
Foi detectado que os bebés das gravidas fumadoras tinham alterações súbitas na tensão arterial, mesmo quando estavam a dormir. Estas súbitas alterações são muito perigosas para o coração do feto, que se vê obrigado a bombear mais sangue e com mais forma, de forma mais rápida.
Além destes dados anormais no ritmo cardíaco do bebé, foi possível ainda identificar a degradação dos mesmos ao longo do primeiro ano de vida. Estes padrões anormais de ritmo cardíaco e tensão arterial tendem a piorar ao longo do primeiro ano de vida.
Além de já ser conhecido que o tabaco é um factor de risco de morte súbita, na criança, os investigadores acreditam que poderá também se relacionar com factores cardíacos e respiratórios e que está relacionado com o fumo durante a gravidez.
O estudo analisou 36 bebés, 17 dos quais filhos de grávidas fumadoras.
27-01-2010
-
Procriação Assistida acessível aos 42 anos
A procriação medicamente assistida vai passar a estar acessível a mulheres até aos 42 anos, que tenham indicação medica para tal.
-
Romã estimula Contracções Uterinas
Um estudo publicado na revista "Reproductive Sciences" revela que o sumo de romã (fruta), poderá causar vários benefícios à saúde. Um deles relativo à redução do colesterol.
-
Rapazes gostam de Bebidas com Cafeína
Um estudo realizado recentemente revela que o consumo de bebidas, nos EUA, está a aumentar entre crianças e adolescentes.
-
Amamentar protege a Saúde Mental do Bebé
Segundo um estudo do Instituto de Telethon, na Austrália, a amamentação ajuda a promover a saúde mental do bebé, quer em criança, quer na adolescência.
-
Sexo do Bebé no Início da Gravidez: Já é...
Um estudo recentemente publicado no jornal "Obstetrics & Gynecology" revela que já é possível ficar a saber o sexo do bebé no início da gravidez, através de um teste ao sangue.
-
Indeminizações para quem tomou talidomida
Os filhos das mulheres que tomaram talidomina serão indemnizados.
-
Problemas Respiratórios com origem na Infância
Um estudo publicado na revista “Thorax” revela que a função respiratória e o risco de desenvolvimento de problemas respiratórios crónicos na idade adulta podem ser determinados na infância.
-
Ácido Fólico associado a Asma da Criança
Estudo sugere que ácido fólico no final da gravidez está associado a desenvolvimento de asma na criança.
-
Crianças com excesso de peso consideradas...
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um novo modelo sobre as curvas de crescimento muito rigoroso. Aplicados os critérios deste novo modelo, muitas crianças entre os 2 e os 5 anos já serão classificadas com excesso de peso.
-
Um em cada dez bebés é Prematuro
Um em cada dez bebés é prematuro. A OMS alerta para o facto da maioria destes casos acontecer em países mais pobres.
-
'Teste do Pezinho' pode rastrear fibrose quística
O Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDC), mais conhecido como o "Teste do Pezinho" passou por uma reformulação e passará a incluir o rastreio a outras doenças, como a fibrose quística. Uma doença hereditária comum, que afecta todo o organismo, causando deficiências progressivas e levando, por vezes, à morte prematura.
-
Níveis da Tiróide influenciam Posição do Feto
Estudo recente revela que níveis baixos da hormona tiroideia está associada a problemas da posição fetal, em mulheres grávidas.
-
Software de prevenção: evita Privação de Oxigénio
Novas tecnologias: A Universidade do Porto desenvolve programa informático para alertar os profissionais de saúde em caso de baixa oxigenação fetal durante o parto.
-
Maternidade «Amiga dos Bebés»
A Maternidade Alfredo da Costa foi ontem certificado como "Amigo dos Bebés", o quinto hospital em Portugal certificado. Uma certificação internacional para as unidades de saúde que estimulam o aleitamento materno.
-
Insecticidas Provocam Malformações
Um estudo recente revela que os bebés do sexo masculino cujas mães utilizaram repelentes de insectos durante os primeiros 3 meses de gravidez têm mais probabilidade de desenvolverem uma malformação conhecida como hipospadia.
-
Brincar tem benefícios para a Saúde da Criança
Passar demasiado tempo em frente da televisão, em criança, pode levar no futuro ao desenvolvimento de problemas como hiperactividade, obesidade e mesmo abuso de álcool e drogas.
-
Mães seropositivas terão leite em pó Gratuito
As mulheres seropositivas (infectadas com o VIH) que sejam mães vão ter direito e acesso a leite em pó grátis nos hospitais, durante o período de 12 meses.