



Como extrair o leite materno?

As questões relativas à extração de leite materno costumam sempre causar muitas dúvidas às recém-mamãs. No entanto, com um pouquinho mais de informação e com a natural prática, tudo ficará mais simples e quem sabe não se tornará uma verdadeira especialista na arte de extrair o leite materno?
Porquê extrair o leite materno?
• Para dar ao bebé quando a mãe não pode estar por perto
• Para aliviar a congestação mamária e o desconforto de ter os peitos muito cheios.
• Para aumentar a produção de leite
• Se o bebé é demasiado pequeno e/ou doente para se alimentar diretamente do peito
•Para ajudar o bebé a agarrar o peito se este tiver demasiado cheio.
Antes da extração a higiene!
Diz-se que a “mania” das esterilizações só atinge o primeiro filho. A verdade é que esta não é uma “mania” sem propósito ou necessidade, portanto seja cuidadosa no que à higiene diz respeito.
• Lave as mãos até ao cotovelo com água e sabão
• Lave o peito apenas com água limpa
• Seque as mãos e o peito com um pano limpo ou com papel e toalha. Tenha atenção para não deixar resíduos de papel.
Caso opte por extrair o leite através de uma bomba escolha uma máquina de esterilização própria. Caso não seja possível pode sempre optar por ferver a bomba num tacho durante 5 minutos. E tenha cuidado para não se queimar ao retirar a bomba.
Modos de extração
• Extração manual
• Bombinha elétrica – se for para extrair leite todos os dias é aconselhável a bombinha elétrica
• Bombinha manual - se for para extrair mais esporadicamente a manual é uma boa opção.
Como retirar o leite através do processo de extração manual?
Coloque o seu polegar mais ou menos 4 centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, formando um “C” em torno da aréola.
Pressione o polegar em direção do indicador. Diminua a pressão e repita, com movimentos rítmicos o processo.
Alguns minutos após este processo, rode um pouco a mão para tirar o leite. Quando o leite estiver a sair, incline-se um pouco para a frente e use um recipiente de boca larga (previamente esterilizado) para o guardar.
Existem alguns “segredos” que tornam este processo mais fácil e produtivo:
• Treine a extração manual durante o banho. A água morna vai ajudar até começar a ganhar prática e começar a guardar o leite.
• Se o polegar e o indicador estiverem demasiado perto do mamilo além de sentir dores não vai conseguir extrair o leite
Como retirar o leite através da bombinha?
Bombinha elétrica: basta colocar no peito uma peça de sucção, ligar a máquina e ela depois irá fazer o trabalho necessário, extraindo o leite e enviando-o para um recipiente que está conectado com a bombinha.
Dica: De modo a tornar este processo o mais confortável possível pode regular a pressão e a velocidade da bombinha.
Bombinha manual: Tal como a bombinha elétrica também a manual utiliza uma peça de sucção. A diferença é que é a mamã (ou o papá) tiram o leite, apertando uma manivela (em substituição da sucção feita através do mecanismo elétrico)
Como guardar o leite?
E agora que já extraiu o leite o que deve fazer a seguir?
Depois de extrair o leite guarde-o no frigorífico ou guarde-o à temperatura ambiente durante seis horas. Importante ter em conta que não o deve guardar no frigorífico por mais de 2/3 dias.
Pode deixá-lo dentro do recipiente da própria bomba ou passa-lo para saquinhos ou frascos esterilizados.
Outra opção muito popular é a congelação do leite. O leite aguenta-se, espantosamente, entre dois a três meses no congelador. Para o utilizar apenas tem que o retirar do descongelador e coloca-lo no frigorífico, até descongelar. Depois é só aquecer.
Atenção: Não volte a congelar o leite depois de descongelado
Dica: De modo a evitar desperdiçar leite o ideal é congelar em unidoses, tendo em conta a dose que é costume dar ao seu bebé de cada vez.
Quando congelar o leite coloque uma etiqueta com a data de forma a facilitar a organização do “stock”.
Quanto leite devo tirar?
Como dissemos inicialmente, com a prática irá conseguir mais facilmente extrair o leite. Portanto, é natural que no início obtenha pouco leite. A quantidade de leite que deve tirar também vai depender da idade do bebé.
Tenha também em conta que ao extrair o leite logo após da mamada, irá ter menos leite do que se estiver substituindo a mamada.
Depois de algumas sessões de extração (7 a 10 dias de extração) a quantidade de leite extraído rondará 500 a 1000 ml.
Por idade:
• Até 1 mês – 90 ml deve ser suficiente.
• A partir dos 2 meses – a quantidade por mamada será de 120 ml a 180 ml. Tenha em conta que não precisa de retirar tudo de uma vez. Pode juntar o resultado de duas extrações para completar a dose do seu bebé.
Acima de tudo não se esqueça de ser positiva e muito paciente. É fácil, principalmente no início, frustrar-se, porque as coisas não estão a correr tão bem, porque não consegue ou porque vai ter que fazer este processo muitas vezes durante o dia. Tudo isto é normal, mas com treino vai conseguir simplificar este processo.