Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Depressão causa Obesidade nas Raparigas

Depressão causa Obesidade nas Raparigas

Já se sabia que a depressão estava ligada a obesidade, mas agora, um estudo recente, veio revelar que a depressão não só aumenta os níveis de cortisol, tanto em homens como em mulheres, como pode conduzir à obesidade, mas apenas em raparigas.


O estudo, realizado pela University of Pennsylvania, nos EUA, revelou que a presença de sintomas depressivos estava associada com picos nos níveis de cortisol dos participantes.

Já se sabia que a depressão e o cortisol estão relacionados com a obesidade, mas desconhecia-se que esta relação era muito mais evidente nas mulheres.

O cortisol é uma hormona que regula as diversas funções metabólicas do organismo e é libertado como reacção ao stress, sendo conhecida por isso.

Os testes, realizados durante a investigação, mostraram, no entanto, que as maiores reacções desta hormona estavam associadas à obesidade apenas entre as raparigas.

Apesar das razões que justificam este fenómeno ainda não serem conhecidas, os cientistas acreditam que pode ser provocada por diferenças fisiológicas e comportamentais, das mulheres. Nomeadamente, com a libertação de estrogénio e a ingestão de alimentos como resposta à ansiedade.

A responsável pelo estudo, Elizabeth J. Susman, recomenda que os pais e profissionais de saúde tomem mais atenção aos sintomas de depressão nas crianças, visto que “se a depressão for tratada precocemente poderá ajudar a reduzir os níveis de cortisol e, assim, reduzir a obesidade”.

Para o estudo foram processadas as análises de saliva, e níveis de cortisol, em 111 rapazes e raparigas, entre os 8 e os 13 anos.



01-03-2010

Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus