



Como aprendem os bebés?
Os bebés aprendem da mesma que forma que os adultos. Eles imitam aquilo que vêm e ouvem. Observam o que os rodeia e aprendem por recompensa positiva ou negativa.
Vamos imaginar um bebé a chorar, por exemplo. Ele começa a chorar quando tem fome - o choro deve-se à dor e ao desconforto que o bebé sente por ter fome. Rapidamente percebe que quando chora, alguém traz leite para o alimentar. Pode perceber, inclusivamente, que quanto mais alto chora ou grita, mas rápida é a reacção de quem o rodeia. Este processo de aprendizagem por associação ensina ao bebé não apenas como pode obter aquilo de que necessita mas também que a comunicação pode realizar-se através do som. Em determinado momento, vai acabar por perceber que se ninguém o conseguir ouvir, não vale a pena continuar a chorar. No entanto, pode continuar a fazê-lo como reacção à dor.
Para além da associação, os bebés
também aprendem por observação e imitação. Esta é a única forma de que dispõem
para assegurar a sobrevivência. É através da observação que vão perceber que
alguns dos seus comportamentos causam uma reacção em determinadas pessoas e
outra, oposta, noutras.
A tentativa e erro é outro dos métodos a que o bebé recorre. A memória dos bebés é muito mais ágil que a dos adultos o que lhes permite registar com precisão os resultados das suas experiências. A aprendizagem através da tentativa e erro faz-se com facilidade e rapidez.
Aprender através da brincadeira
Aquilo que nos parece uma simples
brincadeira é, normalmente, muito mais que isso. Quando os bebés brincam com
este ou aquele objecto estão a desenvolver capacidades como a coordenação
olho-mão, percepção espacial ou a registar as sensações que obtem. Sempre que
estão a brincar, estão a desenvolver alguma capacidade.
Durante o crescimento, as
brincadeiras vão mudando mas continuam a fazer parte do processo de aprendizagem.
Aliás, talvez possamos dizer que é a brincar que o bebé pratica o que terá de vir a fazer na vida
adulta.
-
Jogos Online para bebés e crianças
Este é um espaço onde poderá usufruir de jogos para bebés online totalmente gratuitos e divertir-se com os seus pequenos (meninas e meninos). Aproveite e comece já a jogar!
-
Sites para Crianças
Sites para brincar e aprender!
-
Melhores Apps para bebés e crianças até aos 3/4...
Divertidas, didácticas e com um excelente custo-benefício. Assim são as melhores apps para crianças e bebés
-
Os primeiros passos do seu bebé
Os primeiros passos do bébé são um importante marco no seu desenvolvimento, cujos pais jamais esquecem. Mas a altura em que o bebé começar a andar pode causar ansiedade, sobretudo a pais com familiares e amigos com crianças que começaram a andar cedo. No que diz respeito a andar, os bebés têm o seu ritmo próprio e quando finalmente dão o seu primeiro passo, este não é reflexo da sua inteligência, tamanho, ou das capacidades parentais da mãe ou do pai.
-
Perigos: As crianças e as Brincadeiras
Os acidentes de infância , durante brincadeiras, são inevitáveis, por isso é importante vigiá-los, para que nada de grave aconteça. Os acidentes das crianças, especialmente os domésticos, são frequentes e por isso merecem mais atenção. Quando
-
As primeiras palavras do bebé
As crianças apercebem-se desde muito cedo que cada acção sua provoca uma reacção nos adultos. O torna-se uma chamada de atenção quando o bebé o associa à satisfação das suas necessidades.
-
Como escolher brinquedos
Esta idade representa um salto enorme, quer fisíco, quer mental. Por isso mesmo, não é fácil escolher os brinquedos indicados – estes terão de o ajudar a desenvolver as suas capacidades sem por isso deixarem de ser divertidos e seguros.
-
A falar é que a gente se entende!
São cada vez mais os apologistas do desenvolvimento linguistico desde tenra idade. Os médicos aconselham as mães a falar com os seus bebés, desde a gravidez, para que eles possam conhecer a sua voz. A mãe deve falar, sobre as coisas mais
-
Crianças: ver TV sim.. e acompanhadas!
Quando se trata da presença da televisão na educação, as opiniões dividem-se. Exista quem defenda que a TV ajuda a desenvolver as suas capacidades de comunicação , no entanto, estudos retratam que o aparelho tem uma influência negativa nas