Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

O seu filho faz chichi na cama?

Seja bem-vindo ao clube!

Talvez nunca tenha desejado pertencer a este clube mas...A boa notícia é que, provavelmente, vai deixá-lo rapidamente. A grande maioria das crianças deixa de fazer chichi na cama antes de começar a escola.


As causas
Qual é a razão? Porquê a sua criança? Primeiro que tudo, devemos distinguir dois tipos de enurese nocturna: a primária – para crianças que sempre fizeram chichi na cama ou quase sempre; a secundária – para crianças que, de um momento para outro, são afectadas por este problema. As causas para cada um dos tipos são diferentes bem como os tratamentos.

Enurese nocturna primária

Geralmente, a enurese nocturna primária é um problema hereditário. É mais comum nos rapazes mas também surge nas raparigas. Mesmo que toda a sua família não diga nada sobre o assunto, acredite que o seu filho não é o primeiro caso. Pode ser uma grande ajuda ouvir os relatos dos seus familiares que passaram pelo mesmo.

As teorias sobre o que causa a enurese nocturna são mais que muitas: bexiga pequena, bexiga imatura, sono profundo, ciclo REM demasiado curto; Demasiados líquidos antes de ir para a cama, poucos líquidos durante o dia, demasiada cafeína. A lista é interminável. A lista para o que NÃO causa a enurese nocturna é igualmente longa. Não é causado por problemas emocionais, como é que a criança se habituou ao penico, um problema de saúde grave ou apatia ou preguiça.

Poderá consultar o pediatra para lhe dar conta da situação. A resposta não é, no entanto, conclusiva. O médico dir-lhe-á que o seu filho vai acabar por ultrapassar esta fase, que é um problema hereditário e que pode e deve experimentar diferentes soluções até encontrar uma que resulte.

Algumas famílias utilizam alarmes mas há quem não goste de ser interrompido durante a noite. Há medicamentos em comprimido ou spray nasal que podem ajudar em alguns casos – todos estas soluções funcionam apenas com algumas crianças e de vez em quando. O mesmo se passa com medicamentos homeopáticos ou naturais. Qualquer um vale a pena experimentar mas tem de fazer uma boa pesquisa para encontrar os que melhor se adequam à sua situação.

Enurese nocturna secundária

Este é o tipo de enurese que o apanha de surpresa. O seu filho não faz chichi na cama há anos e de repente...
Primeiro que tudo, deve levá-lo ao médico para detectar se há ou não infecções urinárias ou da bexiga. Se for algo tão simples como isto, está com sorte. Um antibiótico resolve o problema.

Se não há infecções, terá de analisar o momento que a sua família está a passar. Aconteceu alguma coisa estranha? Mudou de escola ou de casa ou  morreu um familiar? Algumas crianças têm dificuldade em lidar com alguns acontecimentos o que poderá dar início a um ciclo de enurese. Aqui, o seu papel enquanto pai/mãe é de extrema importância. Quanto mais próximo estiver da sua criança, mais rapidamente se resolve a questão.


  • Exercícios para a mãe e para o bebé

    Sabia que pode fazer ginástica com o seu bebé? Conheça os exercícios que lhe vão ajudar a manter a forma física e a divertir-se com o seu filho.

  • Ajude o seu bebé a dormir bem

    Quando um bebé nasce, os pais passam semanas sem conseguir ter uma boa noite de sono. É um período complicado. Passar noites seguidas sem dormir é algo comum e que afecta todos os casais.

  • Os dentes de leite

    O nascimento dos dentes de leite marca uma nova etapa no desenvolvimento dos bebés. No entanto, pode ser um período complicado. Descubra como pode ajudar o seu filho a ultrapassar esta fase.

  • Obesidade Infantil pode causar problemas...

    A obesidade pode tornar-se um problema logo a partir da infância. As crianças que sofrem de obesidade incorrem certamente numa vida cheia de consequências físicas e emocionais.

  • O Choro do Bebé: como lidar e saber o que...

    Todos os bebés choram e muito nos primeiros meses devida e há que saber identificar o porquê para poder satisfazer as suas necessidades. Choram porque têm fome, porque teêm a fralda molhada, porque querem atenção ou porque sentem um mal estar que

  • Exemplo das mães encorajam crianças para...

    Um estudo realizado pela Universidade de Bristol no Reino Unido, revela que as mães que se mantêm fisicamente activas durante a gravidez, acabam por ter filhos que praticam mais exercício físico.


  • Massagens - Bebé saudável e feliz

    Os bebés beneficiam com as massagens a muitos níveis. Estas relaxam-no, diminuem o choro e ajudam a melhorar o sistema imunitário do seu bebé, ao mesmo tempo que fortalecem o laço entre mãe/pai e filho.