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Exercícios para a mãe e para o bebé

A maioria das mulheres pode retirar grandes benefícios da realização de exercícios com o seu bebé. Para além de ajudar a acalmar e a divertir o bebé, o peso deste acaba por ajudar a trabalhar os músculos da mãe.

Flexões
Este exercício vai ajudá-la a tonificar os músculos dos braços. É fácil de praticar e pode fazê-lo quando e onde quiser. Mas atenção, deve ter o máximo de cuidado com o conforto do seu bebé. Este exercício deve ser feito com bebés que já tenham algum controlo da cabeça.


  • Deite-se de costas com os joelhos flectidos e a planta do pés no chão.
  • Deite o bebé de barriga para baixo no seu peito.
  • Segure o bebé por baixo dos braços.
  • Muito devagar e com suavidade, levante o bebé.
  • Novamente, muito devagar, baixe o bebé.
  • Repita.


Agachamentos
Durante a gravidez, muitas mulheres ganham peso na zona inferior do corpo, particularmente nas pernas. Este exercício vai ajudá-la a tonificar os músculos dessa área.


  • Em pé, mantenha as pernas ligeiramente mais afastadas do que a largura dos seus ombros.
  • Coloque os pés ligeiramente para fora.
  • Segure o seu bebé junto ao colo.
  • Realize o agachamento lentamente.


Poderá aumentar o número de agachamentos quando se sentir mais capaz.

Abdominais
Um exercício divertido e que tonifica o abdômen. Os tradicionais abdominais com uma ligeira diferença.


  • Deite-se no chão de barriga para cima, com os joelhos dobrados e os pés no chão.
  • Coloque o bebé numa posição confortável, na sua barriga ou peito.
  • Devagar, levante o seu bebé na direcção do tecto.
  • Repita.


Depois, poderá sempre aproveitar para passear com o seu bebé ou até dançar pela casa. Será certamente divertido para si e para ele.


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