Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Ajude o seu bebé a dormir bem

Quando um bebé nasce, os pais passam semanas sem conseguir ter uma boa noite de sono. É um período complicado. Passar noites seguidas sem dormir é algo comum e que afecta todos os casais.


Um bebé recém-nascido dorme, normalmente mais de 16 horas por dia. No entanto, este sono é interrompido de duas em duas horas. Com o desenvolvimento do sistema nervoso, o sono torna-se mais consistente e o bebé consegue dormir mais tempo entre as “refeições”. Quando o bebé atinge os três meses de idade já deverá dormir cerca de cinco horas seguidas à noite. Aos seis meses, esse período aumenta para as 12 horas.

Estes são alguns dos conselhos que lhe podemos dar para que o seu bebé se torne um bom “dorminhoco”:


- Os dias devem ser bastante activos: sempre que o bebé estiver acordado, mantenha-o ocupado a falar, a cantar ou a brincar. Este tipo de estímulos durante o dia poderá ajudá-lo a dormir melhor.


- Controle as sestas: não deverá deixá-lo dormir durante largos períodos de tempo de forma a evitar que ele se mantenha acordado durante a noite.


- Estabeleça uma rotina perto da hora de dormir. Por exemplo, se lhe der banho ou lhe contar uma estória antes de o deitar, ele irá rapidamente associar essas actividades ao sono.

- Deite o seu bebé no berço quando este tiver sono mas ainda estiver acordado. Esta técnica ajuda-lo-à a associar a cama com o processo de adormecer.

- Dê-lhe tempo para se acalmar: se ele “protestar” quando o deitar, deixe-o encontrar uma posição confortável para adormecer. Se o choro não para dentro de alguns minutos, experimente falar calmamente com o bebé de forma a que ele sinta a sua presença.


- Não se preocupe se ouvir ruídos durante a noite. Alguns bebés são mais barulhentos que outros. A não ser que suspeite que ele possa estar com fome ou a precisar de mudar a fralda, deve esperar alguns minutos para ir ver se está tudo bem. Na maioria dos casos, não há sinal para alarme.


- Durante a noite mantenha a luz numa intensidade reduzida. Fale e mexa-se devagar. Isto vai ensinar o bebé que é hora de dormir e não de brincar.


Alguns bebés dormem toda a noite no primeiro dia que chegam a casa mas nem todos são assim. Deve respeitar as “preferências” do seu filho. Tente perceber o horário e a forma como ele tenta comunicar. Mais tarde ou mais cedo, ele vai acabar por dormir durante toda a noite. Se por volta dos seis meses de idade ele ainda tiver dificuldades, peça alguns conselhos ao pediatra.


Lembre-se que não está em causa se está a fazer um bom trabalho enquanto pai – O objectivo é conseguir que todos lá em casa durmam bem, miúdos e graúdos.


  • Exercícios para a mãe e para o bebé

    Sabia que pode fazer ginástica com o seu bebé? Conheça os exercícios que lhe vão ajudar a manter a forma física e a divertir-se com o seu filho.

  • Os dentes de leite

    O nascimento dos dentes de leite marca uma nova etapa no desenvolvimento dos bebés. No entanto, pode ser um período complicado. Descubra como pode ajudar o seu filho a ultrapassar esta fase.

  • Obesidade Infantil pode causar problemas...

    A obesidade pode tornar-se um problema logo a partir da infância. As crianças que sofrem de obesidade incorrem certamente numa vida cheia de consequências físicas e emocionais.

  • O Choro do Bebé: como lidar e saber o que...

    Todos os bebés choram e muito nos primeiros meses devida e há que saber identificar o porquê para poder satisfazer as suas necessidades. Choram porque têm fome, porque teêm a fralda molhada, porque querem atenção ou porque sentem um mal estar que

  • Exemplo das mães encorajam crianças para...

    Um estudo realizado pela Universidade de Bristol no Reino Unido, revela que as mães que se mantêm fisicamente activas durante a gravidez, acabam por ter filhos que praticam mais exercício físico.


  • Massagens - Bebé saudável e feliz

    Os bebés beneficiam com as massagens a muitos níveis. Estas relaxam-no, diminuem o choro e ajudam a melhorar o sistema imunitário do seu bebé, ao mesmo tempo que fortalecem o laço entre mãe/pai e filho.

  • O seu filho faz chichi na cama?

    Perceba porquê e como pode ajudar o seu filho a ultrapassar esta fase.


 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez

 

 
comments powered by Disqus