Por Favor aguarde...
Imprimir    

Os dentes de leite

Durante os primeiros meses de vida do seu bebé, os dentes “de leite” mantêm-se escondidos debaixo das gengivas. Por volta do sexto mês, começam a romper as gengivas e a nascer, marcando uma nova etapa no desenvolvimento do seu bebé. No entanto, para alguns bebés esta é uma etapa complicada de ultrapassar pelas dores e mal-estar que poderá, eventualmente, provocar. Para os pais, poderá ser uma época de frustração uma vez está fora do seu alcance aliviar de alguma forma as dores causadas pela dentição.

Estar preparado para enfrentar esta situação poderá ajudar a ultrapassá-la com maior facilidade. Primeiro que tudo, vamos ver alguns dos sinais que demonstram que os dentes estão a nascer:


Poderá recorrer a algumas soluções para aliviar as dores do seu bebé:

Alguns dentistas recomendam que se cuide dos dentes de leite ainda antes destes nascerem. Para isso, basta limpar diariamente as gengivas do bebé com gaze ou um pano limpo. Quando nascerem, deve limpá-los com um pouco de pasta de dentes para crianças. Quando ele tiver cerca de um ano de idade, compre uma escova de dentes para crianças. Se o seu bebé se limitar a morder a escova, não se preocupe: o mais importante é que ele se habitue à escova de dentes.

A forma mais simples de escovar os dentes ao seu bebé é sentar-se atrás dele, ou sentando-o ao seu colo. Depois de escovar, faça-o cuspir a pasta de dentes. É importante não o deixar engolir ou comer pasta de dentes porque o flúor em quantidades exageradas pode ser perigoso. Por isso mesmo, guarde a pasta de dentes num local inacessível. Quando o seu bebé tiver dois ou mais dentes juntos, comece a utilizar fio dental.
Quando a dentição estiver completa, deve lavar os dentes do seu bebé, no mínimo, duas vezes por dia, especialmente após as refeições. A partir dos três anos poderá encorajá-lo a lavar sozinho mas deverá “supervisionar” o processo durante os anos seguintes.

Os pais têm de perceber a importãncia da dentição de leite para o desenvolvimento normal da criança. Os dentes de leite são responsáveis pelo desenvolvimento correcto das estruturas da face e assegura o espaço necessário para o nascimento da dentição definitiva. Uma cárie num dente de leite, por exemplo, poderá comprometer a formação de um dente permanente. São também responsáveis pela correcta mastigação e deglutição dos alimentos que a criança ingere durante toda a infância. Por tudo isto, não deverá negligenciar os cuidados com a higiene oral do seu bebé. E não se esqueça que uma criança habituada a escovar os dentes regularmente continuará a fazê-lo durante o resto da vida.

 

 

Fechar