Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Obesidade Infantil pode causar problemas emocionais

A obesidade pode tornar-se um problema logo a partir da infância. As crianças que sofrem de obesidade incorrem certamente numa vida cheia de consequências físicas e emocionais.


Os efeitos fisicos da obesidade infantil manifestam-se nas  actividades fisicas, em problemas respiratórios e nas dificuldades em dormir. As crianças obesas são não só, mais susceptiveos à asma, como também é apneia do sono. Esta última está a tornar-se mais frequente, à medida que a taxa de obesidade infantil aumenta. Bem como os problemas de memória e de aprendizagem, em crianças com disturbios do sono.


A obesidade na infância tem um impacto significativo na saúde da criança em desenvolvimento. Para além do que, é considerada uma doença ligada a problemas de longa duração como a Diabetes do tipo2, hipertensão, asma e algumas formas de cancro. Espera-se que, á semelhança do que se passa com os distúrbios do sono, que a incidência da Diabetes Tipo 2 aumente, á medida que os casos de obesidade infantil se multiplicam. A incidência destes casos na infância, deixa prever também o aumento de doenças cardiovasculares e de amputaçãoes, devido á Diabetes. Aproximadamente 60% das crianças com excesso de peso, entre os 5 e os 10 anos, apresentam factores de risco de doenças  cardiovasculares, como al presão arterial ou valores elevados de insulina, sendo que 25% das crianças apresentam mais do que um sintona.


Crianças provenientes de familias carenciadas estão em grande desvantagem,  porque a maior parte desta população reside em zonas desfavorecidas, cujos espaços de recreio estão longe de estarem em condições. Preocupados com a segurança, muitos pais mantêm os filhos em casa, onde tendem a passar muito tempo em frente á televisão ou ou entretidos com jogos de video.


Sobretudo nos bairros desfavorecidos, os espaços de recreio tendem a estar sujos, com garrafas partidas, cheios de lixo e em muitos casos, vandalizados e com os equipamentos partidos. Os parques de diversão são normalmente, frequentados por adolescentes e jovens adultos, intimidando os mais novos. Este não é de todoum ambiente seguro para as crianças brincarem, especialmente sem supervisão.


As escolas estão a falhar na prevensão da obesidade infantil ao não darem um papel de destaque no seu programa, à actividade física. À parte do recreio, as crianças não têm na escola, uma actividade fisica adequada e sistemática. Os professores tentam compensar permirindo maior tempo para brincar no recreio ou actividades fora da sala de aulas, quando deviam na verdade, dar mais atenção ao programa da disciplina de Educação Física.


A implementação de actividades extra-curriculares  com ênfase para actividades físicas como o desporto, devia ser tornada uma prioridade. Esta é uma lacuna visivel logo ao nível da educação primária, onde se deveria apostar na criação de um ambiente saudável para todos. A adopção destas medidas seria tão importante para as crianças, quanto para os pais, e judariam a combater de forma eficaz o drama da obesidade infantil.


  • Exercícios para a mãe e para o bebé

    Sabia que pode fazer ginástica com o seu bebé? Conheça os exercícios que lhe vão ajudar a manter a forma física e a divertir-se com o seu filho.

  • Ajude o seu bebé a dormir bem

    Quando um bebé nasce, os pais passam semanas sem conseguir ter uma boa noite de sono. É um período complicado. Passar noites seguidas sem dormir é algo comum e que afecta todos os casais.

  • Os dentes de leite

    O nascimento dos dentes de leite marca uma nova etapa no desenvolvimento dos bebés. No entanto, pode ser um período complicado. Descubra como pode ajudar o seu filho a ultrapassar esta fase.

  • O Choro do Bebé: como lidar e saber o que...

    Todos os bebés choram e muito nos primeiros meses devida e há que saber identificar o porquê para poder satisfazer as suas necessidades. Choram porque têm fome, porque teêm a fralda molhada, porque querem atenção ou porque sentem um mal estar que

  • Exemplo das mães encorajam crianças para...

    Um estudo realizado pela Universidade de Bristol no Reino Unido, revela que as mães que se mantêm fisicamente activas durante a gravidez, acabam por ter filhos que praticam mais exercício físico.


  • Massagens - Bebé saudável e feliz

    Os bebés beneficiam com as massagens a muitos níveis. Estas relaxam-no, diminuem o choro e ajudam a melhorar o sistema imunitário do seu bebé, ao mesmo tempo que fortalecem o laço entre mãe/pai e filho.

  • O seu filho faz chichi na cama?

    Perceba porquê e como pode ajudar o seu filho a ultrapassar esta fase.


 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez

 

 
comments powered by Disqus