Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Infertilidade - As Causas

A Infertilidade define-se pela incapacidade da mulher engravidar, após 1 ano de relações sexuais regulares e sem o uso de métodos contraceptivos.
Em todo o mundo, cerca de 14% dos casais deparam-se com esta desordem crónica, atingindo na sua maioria jovens adultos.

A infertilidade pode partir tanto da mulher como do homem, havendo neste momento uma partilha de responsabilidades, com cerca de 45% para cada lado, sendo o restante atribuído a casais onde os dois elementos são inférteis.


As causas são variadas mas passam em grande parte, pelo estilo de vida e pelos hábitos dos indivíduos:


Problemas com o peso
A obesidade começa a ser associada à infertilidade e a distúrbios na menstruação. Mulheres com excesso de peso sofrem dos mesmo problemas com ovulação e anomalias menstruais que aquelas que têm ovários policísticos. Em mulheres com excesso de peso, uma perda de cerca de 6,5Kg pode normalizar a ovulação e menstruação.
Mais importante que a quantidade de peso perdido na normalização da ovulação, é o aumento da resistência à insulina atingida nesse processo.

Também a falta de peso pode causar perturbações. Mulheres com um Índice de Massa Corporal muito baixo, apresentam as mesmas irregularidades na ovulação e menstruação que as mulheres com excesso de peso. Nem casos de simples peso a menos ou em casos mais graves de Bulimia ou Anorexia, estudos revelam que o aumento de peso restaura a menstruação e ovulação.


O Tabaco
São vários os estudos que confirmam a diminuição da fertilidade como consequência do tabaco. As fumadoras correm o risco de entrar na menopausa até 3 anos antes do normal, bem como uma perda do strogénio associada a hemorragias, e também um ciclo fértil mais curto. Também a gravidez Ectópica e o aborto espontâneo são consequências do tabaco, o que sugere que as trompas e a mobilidade nas trompas são afectas pelo fumo.


A Idade
Uma outra causa para o aumento dos números de infertibilidade é a idade. Isto porque nos dias de hoje, e sobretudo nos países desenvolvidos, os homens também mas em especial as mulheres, optam por ter filhos mais tarde, para aproveitarem oportunidades de estudo e de emprego. Este adiar da maternidade é muitas vezes feito sem considerarem as modificações que o corpo sofre com a idade:
Envelhecimento dos folículos, afectando a regularidade menstrual e da ovulação, permitindo que o Endométrio tenha mais tempo para se espalhar pelos ovários e trompas, reduzindo a mobilidade destes órgãos.
Desenvolvimento de fibromas que podem causar hemorragia do Endométrio e afectar a cavidade endometrial afectando a capacidade de ter uma gravidez com sucesso.
Adesões abdominais de outras cirurgias abdominais ou quistos nos ovários também podem afectar a mobilidade das trompas, necessárias para transportar o óvulo fecundado.


Álcool e Infertilidade
O consumo excessivo de álcool pode levar à infertilidade. Um estudo concluiu que mulheres que abusam do álcool faziam mais cirurgias ginecológicas.
O álcool altera também os níveis de estrógénio e progesterona e causa a menstruação sem ovulação.
Durante a gravidez, uma média de duas ou mais bebidas por dia pode causar problemas no feto. Outro estudo mostra que o consumo de mais de 1 bebida por dia está associado a problemas de ovulação.

Cafeína
O consumo de cafeína pode afectar a capacidade de conseguir engravidar e de prosseguir com a gravidez. Isto porque o corpo não processa tão bem a cafeína durante a fase lútea. Estudos também mostraram um risco maior de aborto espontâneo, bem como uma diminuição no crescimento fetal associado ao consumo desta substância. O consumo de três ou menos cafés por dia pode ser inofensivo, acima disso pode causar problemas de fertilidade.


Por último, mas de certa forma por negligência talvez, uma das causas que pode levar à infertilidade é a falta de tratamento de Doenças Sexualmente Transmitidas. Mulheres com gonorreia e clamídia mal tratadas podem ter problemas graves ao tentar engravidar.


In http://infertility.guide-for-you.com/



 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez

 

 
comments powered by Disqus