Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Sarampo e Rubéola quase erradicados de Portugal

Sarampo e Rubéola quase erradicados de Portugal

A taxa de cobertura de vacinação, em Portugal, é superior a 95%, o que contribui para a "quase" erradicação de doenças como o sarampo e a rubéola



Portugal aderiu pela primeira vez à Semana Europeia da Vacinação e, a propósito desse facto, a Direcção-Geral da Saúde veio apelar à necessidade de manter estes valores.

Esta iniciativa da Organização Mundial da Saúde existe há 5 anos e visa promover a importância da vacinação. Contudo, em Portugal, as taxas de adesão à vacinação "são muito boas", segundo Graça Freitas, subdirectora geral da Saúde, que acrescenta que "os profissionais e famílias são muito colaborantes", justificação para a falta de «necessidade prioritária de aderir a esta iniciativa", explica.

Segundo dados da Direcção Geral de Saúde, desde o início do Programa Nacional de Vacinação, há 45 anos, já foram vacinadas cerca de dez milhões de crianças, bem como vários milhões de adultos, que justificam as elevadas taxas de cobertura vacinais, que se mantiveram ao longo dos anos.


O enfoque especial da Semana Europeia de Vacinação, iniciativa da Organização Mundial de Saúde, será a vacinação contra o sarampo, devido aos surtos que se têm vindo a verificar em vários países europeus, como resultado de insuficientes coberturas vacinais.


A subdirectora geral da Saúde reforçou que é necessário "continuar a vacinar porque as doenças não desapareceram do planeta", afirma. "Se o deixarmos de fazer podemos voltar a ter casos, surtos e epidemias", explica Graça Freitas.

Graça Freitas adiantou por fim que não têm sido registados casos de sarampo, em Portugal  e que, para evitar o seu aparecimento, as autoridades de saúde têm feito, regularmente, «campanhas de repescagem para pessoas que estão atrasadas na vacinação».



“Prevenir. Proteger. Imunizar” é o lema da Semana Europeia da Vacinação 2010, que decorre entre 24 de Abril e 1 de Maio. Se você, ou os seus filhos não estiverem vacinados, participe!



30-04-2010

  • Fumar aumenta risco de estrabismo no bebé

    Um estudo recentemente realizado feio comprovar mais um efeito maléfico para o bebé, nas mães fumadoras. O estudo defende que fumar na gravidez aumenta o risco de estrabismo na criança.

  • Criada linha de roupa antibacteriana para Recém...

    A Babybubble criou uma linha de roupinhas antibacterianas, que protegem o seu bebé contra os agentes que podem originar alergias e bactérias prejudiciais à saúde do bebé prematuro e do recém-nascido, e que podem ser adquiridas em farmácias.

Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus