



Ansiedade e Depressão na gravidez - Riscos
A gravidez é, normalmente, vista como uma altura de alegria e celebração. Mas esta realidade não abrange todas as mulheres: uma em cada dez grávidas apresenta sintomas ou sofre mesmo de depressão.
Durante anos, os especialistas acreditavam que as hormonas produzidas durante a gravidez serviam de protecção contra a depressão, e que só depois do parto, depois da queda dos níveis dessas hormonas, é que as mulheres ficavam mais vulneráveis.
Estes especialistas acreditam agora que é o aumento rápido de hormonas no ínicio da gravidez, que pode provocar e revelar depressões, devido à sua interferência na química e funcionamento cerebral.
Estas alterações hormonais podem também provocar ou agravar estados de ansiedade. Durante a gravidez, a ansiedade e a depressão podem mostrar-se bastante prejudiciais.
A depressão e a ansiedade podem passar despercebidos, devido à associação que as mulheres geralmente fazem destes estados, com as mudanças de humor, que frequentemente acompanham a gravidez.
A saúde emocional é tão importante quanto o bem estar do seu corpo. Tanto é, que a saúde fisica pode ser afectada pela emocional.
Investigações provara que a depressão e a ansiedade aumentam o risco de parto prematuro. Se não fprem tratados, estes estados podem prejudicar o desenvolvimento do bebé, bem como a sua capacidade de tratar dele e de si.
Riscos que podem detonar ou agravar estados de ansiedade e depressão
- História de depressão e ansiedade, pessial ou na família: Se se depara com historial de de depressão ou ansiedade extrema, a probabilidade de depressão aumenta com a gravidez. Mesmo que nunca tenha tenha pasado por por momentos mais agudos de depressão ou ansiedade, mas se costuma afectar-se com situações de maior stress, pode ver estes sintomas ampliados com a gravidez.
- Dificuldades na relação: Se está numa relação problemática e discutir as coisas enquanto casal parece não resultar, o melhor é procurar aconselhamento. Não cometa o erro de pensar que a chegada do bébé vai resolver tudo. Um recém nascido nesta situação, pode aumentar a pressão no seu relacionamemto.
- Tratamentos de fertilidade: Se teve dificuldades em engravidar, esteve certamente sob algum stress. Pode também, sentir ainda os efeitos emocionaos secundários, derivados de meses ou mesmo anos de tratamentos, para não falar na amsiedade provocada pela espera. Existe ainda o medo de perder o bébé que tanto lhe custou a conceber, o que a torna mais vulnerável à depressão.
- Gravidez interrompida: No caso de ter sofrido uma interrupção espontâneo da gravidez, é explicação para a preocupação extrema que tem com o seu estado. Os riscos de depressão aumentam ainda mais, se isto tiver acontecido mais que uma vez nos últimos tempos, pois pode não ter tido ainda, tempo para recuperar fisica e emocionalmente.
- Problemas com a gravidez: Complicações durante a gravidez, ou a existência de riscos elevados, arrastam problemas e stres emocional. A tensão de passar por procedimentos difíceis e o medo pelo bem estar do bébé, tornam árduo o suportar a situação. Não poder trabalhar ou não fazer coisas que está habituada, dificulta a manutenção do equílibrio emocional. Arranje forma de lidar com este problema para evitar o risco de depressão e ansiedade, e poder desfrutar melhor do seu bébé quando ele nascer.
- História anterior de abusos: Mulheres vítimas de abusos emocionais, verbais, sexuais ou físicos, podem revelar uma baixa auto-estima ou sentimento de desprotecção e de isolamento. Agora que se prepara para a maternidade, a gravidez pode despoletar memórias dolorosas, e a perda do controlo no seu corpo em «mutação» pode levar a um sentimento de impotência, senelhante ao sentido durante os abusos.
- Outros factores de risco: Se é jovem, solteira, ou se esta é uma gravidez não planeada, o risco de depressão ou ansiedade é igualmente elevado.
-
Dúvidas sobre a gravidez - os mitos
Você está grávida. Vão haver muitas alterações no seu corpo e no seu dia-a-dia, e junto com elas virão as dúvidas ao longo dos próximos nove meses.
-
Videos sobre Gravidez
Assista ao programa de televisão Mommy´s Minute do canal de TV Pregnancy Show, exclusivamente dedicado à maternidade, da concepção ao parto.
-
Sintomas de Gravidez
Quando devo ir ao medico se achar que estou grávida? Que sintomas indicam que posso estar grávida? Veja aqui alguns exemplos e esclareça as dúvidas.
-
Testes de Gravidez
O que são e como usar.
-
Exercícios pré-parto para grávidas - video
Manter a forma durante a gravidez é tão importante para a mãe, quanto para o bebé. O exercício ajuda a equilibrar o peso que se ganha com a neste período, bem como melhora as funções do organismo mantendo o seu corpo saudável.
-
Vestuário infantil - Kid To Kid
Reciclar é a palavra de ordem!
-
Vestuário infantil - no Reciclar é que está o...
Hoje em dia, os bebés e crianças crescem tão rápido que a compra de vestuário torna-se uma tarefa algo complicada. Não vale a pena gastar dinheiro em peças de roupa que vão ser usadas durante apenas alguns meses, assim você poupa
-
Sexualidade Feminina - Sexo antes, durante e...
O sexo representa uma parte importante na Gravidez, não só pelo óbvio, mas também pelo papel essencial que representa entre marido e mulher, na sua relação, e nos laços que cria.
-
Mãe depois dos 40
A maternidade é um sonho ansiado pela maioria das mulheres, por isso, será que existe uma idade certa para ser mãe?
Ser mãe aos 40 pode ser uma experiência muito enriquecedora, mas pode também acarretar alguns problemas.
Veja as vantagens e desvantagens de ser mãe depois dos 40 anos, os perigos e o que fazer para contorná-los. -
Como Proteger as Crianças das Alergias?
Aqui está um problema muito comum e que tira o sono a tantos pais e mães – as Alergias! No entanto, é possível prevenir e atenuar os efeitos. Se também é um daqueles pais que lida com este probleminha então está na altura
-
Roupas e acessórios em segunda para o seu bebé....
Compre aquilo que precisa e vende aquilo que já não faz falta.
-
Como organizar um chá de bebé
Aproveita a moda do chá de bebé para poupar.
-
A importância da música na vida dos bebés
Benefícios da música para seu bebé.
-
Conheça o Ioga Baby
Conheça o ioga para bebés.
-
Soluções caseiras para diminuir cólicas nos bebés
Conheça algumas soluções caseiras.
-
Conheça 4 Tipos de partos
Conheça alguns tipos de partos.
-
O primeiro trimestre de gravidez - Dúvidas
Está grávida! Como vai começar a notar grandes alterações no seu corpo, principalmente durante o primeiro trimestre. Ficam aqui algumas respostas a questões e preocupações.
-
Infertilidade - As Causas
A Infertilidade define-se pela incapacidade da mulher engravidar, após 1 ano de relações sexuais regulares e sem o uso de métodos contraceptivos.
Em todo o mundo, cerca de 14% dos casais deparam-se com esta desordem crónica, atingindo na sua maioria jovens adultos. -
Preparação para o Parto - a Lista
Tudo tem de estar a postos para quando chegar a altura. Se optou pela indução do parto, cada vez mais frequente em Portugal, então terá certamente tudo controlado. Se por outro lado está à espera da «mãe natureza», então este artigo é para si.