Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Amamentação previne obesidade na Infância

Amamentação previne obesidade na Infância

Bebés que são amamentados até ao início da infância têm tendência a consumir menos comida nas fases posteriores da infância.



As conclusões são de um estudo do Center for Disease Control and Prevention, nos EUA, publicado na revista “Pediatrics”, e revelam que este tipo de auto-regulação da ingestão de comida pode explicar porque a amamentação protege contra a obesidade.

Os investigadores verificaram que apenas 27% dos bebés que tinham sido exclusivamente amamentados com mama, esvaziavam o biberão. Em comparação, 68% dos bebés que tinham sido alimentados exclusivamente com biberão esvaziavam o biberão e com 54% dos que tinham sido alimentados através da amamentação e de biberão, também esvaziavam o biberão.


Assim, como é o próprio bebé que controla a alimentação, na amamentação, existe menor risco de sobrealimentação, provocada pela alimentação por biberão, que é controlada por quem o está a dar, explica a líder do estudo, Ruowei Li.

Outro factor que pode contribui para este fenómeno é o facto de a quantidade de gordura no leite materno ser maior no fim da mamada, podendo enviar um sinal ao bebé que está na altura de parar.

Como se sabe, a amamentação deve ser, se possível, a primeira escolha da mãe.
Caso não seja possível, a mãe deverá estar atenta aos sinais do seu bebé, de forma a evitar a sobrealimentação, uma vez que os bebés nascem com a capacidade de se auto-regular na ingestão de leite.

Para o estudo foram avaliados 1.250 bebés, que tinham nascidos com mais de 2,3 kg, cujas mães preencheram um questionário mensal sobre a alimentação dos seus filhos, até estes terem atingido os 12 meses de idade.


Quando os bebés tinham entre 6 e 12 meses de idade, os investigadores questionaram as mães sobre a frequência com que os filhos esvaziavam o biberão.



12-05-2010

Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus