



Preparação para o Parto - a Lista
Está a chegar o dia pelo qual espera há sensivelmente nove meses. Tudo tem de estar a postos para quando chegar a altura. Se optou pela indução do parto, cada vez mais frequente em Portugal, então terá certamente tudo controlado. Se por outro lado está à espera da «mãe natureza», então o que se segue é para si.
O ideal será começar a planear o parto e o que fazer, cerca de um mês antes do dia previsto. Isto porque as previsões normalmente variam entre uma e duas semanas por defeito ou excesso. Como tal, o planeamento e preparação são fumdamentais, e não apenas para as mamãs. Os pais desempenham aqui um papel preponderante. E é imporante que o façam para não se sentirem excluidos deste momento de mudança nas suas vidas.
Entre as coisas mais importantes a fazer, está a mala para mãe e filho, e também a preparação do regresso a casa. Esta deve estar preparada para receber o mais novo elemento da família, de modo a que a transicção do hospital decorra o mais suave possível.
Encare a lista que lhe damos de seguida, como um referência das coisas mais relevantes que deve ter em conta. Em todo o caso, contacte o hospital, matermidade ou clínica, para ter a certeza que tem tudo o que precisa. Estes locais costumam também dar-lhe indicações do que levar e fazer.
Para a Mãe
Umas mais informais e outras com sentido «fashion» mais apurado, todas devem ter os seguintes pontos em atenção e colocar na mala:
- Roupa para dormir (pijama ou camisa de noite preparadas para a amamentação)
- Chinelos
- Uma muda de roupa (para o regresso a casa)
- Artigos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, escova de cabelo, champô, pensos higiénicos)
- Carteira com os documentos pessoais
- Revistas ou livros (para passar o tempo)
Para o Pai
Nesta altura os papás tendem a gastar muito as solas dos sapatos, ao andarem de um lado para o outro, sem saberem muito bem o que fazer, ou qual o seu papel exaxtamente. Aqui vai:
- Livros, revistas, Sudoku, Gameboy, PSP ou qualquer outra coisa que o mantenha ocupado
- Roupa (para o caso de passarem a noite na sala de espera)
- Máquina fotográfica ou câmara de video (essencial)
- Telemóvel e carregador (prepare-se para passar horas a atender e a fazer telefonemas)
- Charutos (para aquela celebração com os amigos)
- Carteira com os documentos pessoais
Para o Bebé
De poucas necessidades, comer e dormir estão no top. Pouco sabe fazer mas o que faz, fá-lo bem e em grandes quantidades. Por isso não se esqueça de:
- Várias mudas de roupa para o recém-nascido
- Fraldas (muitas fraldas, de recém-nascido)
- Cremes e toalhetes (alguns hospitais/maternidades disponibilizam estes artigos)
- Uma manta (escolha bem porque esta vai acompanhá-lo por muito tempo)
- Uma chupeta (a melhor amiga do bebé)
Para tornar o regresso a casa agradável e sem complicações, prepare várias refeições antes de ir para a maternidade. Se tiver um marido cozinheiro, uma sogra prestável ou outros do tipo, tanto melhor.
Relaxe enquanto pode e aproveite ao máximo esse milagre da natureza.
Acompanhe mais sugestões para preparação para o parto aqui.
-
Dúvidas sobre a gravidez - os mitos
Você está grávida. Vão haver muitas alterações no seu corpo e no seu dia-a-dia, e junto com elas virão as dúvidas ao longo dos próximos nove meses.
-
Videos sobre Gravidez
Assista ao programa de televisão Mommy´s Minute do canal de TV Pregnancy Show, exclusivamente dedicado à maternidade, da concepção ao parto.
-
Sintomas de Gravidez
Quando devo ir ao medico se achar que estou grávida? Que sintomas indicam que posso estar grávida? Veja aqui alguns exemplos e esclareça as dúvidas.
-
Testes de Gravidez
O que são e como usar.
-
Exercícios pré-parto para grávidas - video
Manter a forma durante a gravidez é tão importante para a mãe, quanto para o bebé. O exercício ajuda a equilibrar o peso que se ganha com a neste período, bem como melhora as funções do organismo mantendo o seu corpo saudável.
-
Vestuário infantil - Kid To Kid
Reciclar é a palavra de ordem!
-
Vestuário infantil - no Reciclar é que está o...
Hoje em dia, os bebés e crianças crescem tão rápido que a compra de vestuário torna-se uma tarefa algo complicada. Não vale a pena gastar dinheiro em peças de roupa que vão ser usadas durante apenas alguns meses, assim você poupa
-
Sexualidade Feminina - Sexo antes, durante e...
O sexo representa uma parte importante na Gravidez, não só pelo óbvio, mas também pelo papel essencial que representa entre marido e mulher, na sua relação, e nos laços que cria.
-
Mãe depois dos 40
A maternidade é um sonho ansiado pela maioria das mulheres, por isso, será que existe uma idade certa para ser mãe?
Ser mãe aos 40 pode ser uma experiência muito enriquecedora, mas pode também acarretar alguns problemas.
Veja as vantagens e desvantagens de ser mãe depois dos 40 anos, os perigos e o que fazer para contorná-los. -
Como Proteger as Crianças das Alergias?
Aqui está um problema muito comum e que tira o sono a tantos pais e mães – as Alergias! No entanto, é possível prevenir e atenuar os efeitos. Se também é um daqueles pais que lida com este probleminha então está na altura
-
Roupas e acessórios em segunda para o seu bebé....
Compre aquilo que precisa e vende aquilo que já não faz falta.
-
Como organizar um chá de bebé
Aproveita a moda do chá de bebé para poupar.
-
A importância da música na vida dos bebés
Benefícios da música para seu bebé.
-
Conheça o Ioga Baby
Conheça o ioga para bebés.
-
Soluções caseiras para diminuir cólicas nos bebés
Conheça algumas soluções caseiras.
-
Conheça 4 Tipos de partos
Conheça alguns tipos de partos.
-
O primeiro trimestre de gravidez - Dúvidas
Está grávida! Como vai começar a notar grandes alterações no seu corpo, principalmente durante o primeiro trimestre. Ficam aqui algumas respostas a questões e preocupações.
-
Infertilidade - As Causas
A Infertilidade define-se pela incapacidade da mulher engravidar, após 1 ano de relações sexuais regulares e sem o uso de métodos contraceptivos.
Em todo o mundo, cerca de 14% dos casais deparam-se com esta desordem crónica, atingindo na sua maioria jovens adultos. -
Ansiedade e Depressão na gravidez - Riscos
A gravidez é, normalmente, vista como uma altura de alegria e celebração. Mas esta realidade não abrange todas as mulheres: uma em cada dez grávidas apresenta sintomas ou sofre mesmo de depressão.