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Alimentação durante a gravidez - os cuidados a ter

Ter uma alimentação saudável e equlibrada durante a gravidez é sempre importante. Mais ainda durante a gravidez. Não ligue no entanto, a quem lhe diz que agora tem de «comer por dois». Mais importante que a quantidade é a qualidade da sua alimentação.


Procure comer várias vezes ao dia em intervalos regulares e fale com o seu médico para saber o aumento de peso adequado.
Tenha também em atenção que certas doenças, como a toxoplasmose, são transmitidas através dos alimentos mal cozinhados ou mal lavados. Para garantir que o bebé não corre riscos de contaminação, faça o rastreio desta e de outras doenças.


Tome nota:

- Cozinhe bem os alimentos

- Os alimentos consumidos crus devem ser bem lavados

- Deve beber bastante água (cerca de 1,5 litros) e muito leite devido às exigências de cálcio do bebé

- Evite a gordura da carne

- Evite o sal e alimentos muito condimentados


Paralelamente a estes conselhos, existem alimentos que são recomendados durante o período de gravidez. Mas engana-se se pensa que esta recomendação se restringe apenas à alimentação na gravidez. De facto, os alimentos que de seguida lhe apresentamos, são exactamente os mesmos que qualquer nutricionista lhe aconselharia para qualquer fase da vida:

  • Carne, peixe e ovos (proteínas)
  • Fruta e vegetais em todas as refeições (vitaminas e sais minerais)
  • Leite, iogurte, queijo e manteiga (cálcio)
  • Ervilhas, feijão, grão (proteínas vegetais)


Como na vida em geral, também na gravidez se devem evitar alguns alimentos, entre os quais, doces e bolos. Mas há mais:

  • Carne mal passada (risco de toxoplasmose)

  • Marisco (risco de salmonelas)

  • Café, chá, bebidas com gás e álcool

  • Queijo de leite não pasteurizado (risco de contrair brucelose)


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