Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Vacina contra DIP já é gratuita, mas só para grupos de risco

Vacina contra DIP já é gratuita, mas só para grupos de risco

A vacinação a pertencentes de grupos de risco de doença invasiva pneumocócica já é gratuita nos hospitais das crianças.


A Direcção Geral da Saúde (DGS) anunciou que a vacinação de grupos de risco de Doença Invasiva Pneumocócica (DIP) já se tornou gratuita nos hospitais das crianças, no entanto, Luís Januário, presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria considera que a medida, embora positiva, deveria ser alargada a todas as crianças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a bactéria responsável pela DIP constitui a principal causa de morte prevenível através da vacinação.

As DIP englobam  patologias como a meningite, a pneumonia, ou a sépsis, causadas essencialmente pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

A medida, anunciada pela DGS, permite a vacinação das crianças e jovens até aos 17 anos que pertençam aos grupos de risco de DIP. Estes podem ser vacinados gratuitamente nos hospitais, através da apresentação de uma declaração médica.

Luís Januário explica que a medida “é positiva, mas não é suficiente”, pois existe um "número muito elevado de crianças está a ser vacinada", em que os custos são "suportados pelas famílias". Responsáveis da DGS já avançaram que “o alargamento da vacinação antipneumocócica a todas as crianças está neste momento a ser equacionado”.

A DIP é responsável por cerca de um milhão de mortes anuais, em todo o mundo, em crianças com menos de 5 anos de idade.

Em Portugal, a vacina antipneumocócica não integra o Plano Nacional de Vacinação, e cerca de 80% das crianças são vacinadas por indicação médica e por vontade da família que suporta os custos da vacina. 



16-06-2010
Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus