Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Cientistas portugueses entusiasmados com Banco de leite humano

Os hospitais portugueses olham com interesse a criação de um banco de leite humano, dirigido sobretudo à alimentação de bebés prematuros.

Este foi um dos temas abordado no primeiro dia das Jornadas Nacionais de Neonatologia, a decorrer em Viseu.


Teresa Tomé, presidente da secção  de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, referiu apesar de ainda não ter sido manifestado ao Ministério da Saúde, o interesse existe em criar o banco de leite humano.


Em declarações à Agência Lusa, Teresa Tomé afirmou que "as pessoas já tiveram alguma formação e na reunião, percebeu-se o interesse. Mas a discussão está apenas entre os especialistas". Realçou ainda que um dos pontos discutidos é a avaliação do investimento e os beneficios dele obtidos.


Países como Brasil e Espanha usam a doação de leite para bancos há já alguns anos, cujos principais beneficiários são bebés de risco, prematuros ou com distúrbios digestivos.


"O leite materno é melhor tolerado pelo intestino do prematuro e previne o aparecimento de certas doenças", referiu a médica.


O processo de recolha iniciado com a selecção de dadoras, passará pelo "altruísmo das mulheres para ajudar outras crianças que não os seus filhos". Deste processo foram excluidas mulheres com comportamentos de risco, com certas doenças e fumadoras.


Todo o leite recolhido rastreado, congelado, pasteurizado para ser novamente congelado e finalmente armazenado.


Agência Lusa/Sapo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/4160a640191310bea39790.html


09-05-2008
Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus