



4ª Semana
Será possível?
Yep! No final desta semana, que estranhamente marca também o fim do primeiro mês de gravidez, o seu período não virá. E a viagem da sua vida começa agora.
O seu corpo
É agora que tudo começa.
Assim que o pequenote se implanta no seu útero e a placenta começa a crescer, o seu coração começa a bater mais rapidamente. O aumento pode chegar a 15 batidas por minuto. Até que o seu volume sanguíneo se adapte à «bombagem» extra (o que só acontecerá daqui a algumas semanas), é provável que sinta mais cansaço na grande parte do tempo. Parece uma boa altura para adoptar a «siesta».
Os seus seios estão agora a receber mais sangue que o habitual, o que resulta nalguma sensibilidade e mamilos salientes... e com maior visibilidade!
Dentro da Barriga
Cordão umbilical e placenta estão já a ser criados pelo seu embrião minúsculo, a par das bases do seu corpo.
Acredite ou não, o seu bebé começa já a parecer-se com um ser (não necessariamente com um ser humano) completo com cabeça, uma abertura como boca e coração e cérebros primitivos.
Lá para o fim desta semana, o «rebento» medirá sensivelmente o mesmo tamanho que o ponto final no fim desta frase.
Vida de Grávida
Já não aguenta nem mais um segundo: vá em frente e saque do pauzinho mágico, que é como quem diz, faça o teste de gravidez.
Assim que tiver o resultado, partilhe com o mundo ou só com aqueles que estão a torcer por um «positivo». Se der «negativo» lembre-se que pode ser falso. Tente outra vez, tendo e, conta que quanto mais tentar aguentar sem urinar, maior será a concentração da HCG e por conseguinte, maior a probabilidade do teste a detectar.