



6ª Semana
Por esta altura, o sexo do pequeno está a formar-se.
Não se apresse em querer sabê-lo, pois ainda faltam algumas semanas até que isso seja possível, no entanto poderá fazer as suas previsões e começar a pensar em nomes para rapaz e rapariga…
O seu corpo
Agora poderá começar a sentir-se cansada e ter sintomas algo desconfortáveis como náuseas, devendo-se ao processo hormonal que o seu corpo está a atravessar.
O cansaço leva a um esgotamento tanto físico como psicológico, mas não se preocupe pois apenas é mais um indicativo no processo de gravidez, geralmente a partir do terceiro mês começará a adaptar-se, sendo que o seu organismo começará a ganhar resistência. Aproveite para descansar sempre que possa, faça algumas sestas sempre que possível.
Para garantir que não se deixa influenciar por tanto desgaste, tente descansar ao máximo, essa tem de ser a sua principal preocupação. Aconselhe-se no seu médico se achar necessário de forma tomar algo para combater o cansaço, mas tenha em conta que o aconselhamento é fulcral para não prejudicar o seu bebé.
Para além do descanso o exercício físico também se apresenta como uma boa forma de prevenir e ajudá-la em tempos tão exaustivos. Parece contraditório mas é verdade, caminhar, fazer pequenos alongamentos, ginástica especializada para grávidas, e técnicas de relaxamento são bastante aconselhadas e poderão melhorar a sua disposição, dando-lhe também alguma energia.
Provavelmente já experienciou a sensação de enjoo, o que também pode-se ter reflectido na alimentação que realizou, ou seja, perda de apetite, levando-a a perder peso. Também é por esta altura que pode começar a notar algumas mudanças no seu corpo, como no abdómen, sendo que a sua roupa começa a ficar mais apertada pela zona da cintura.
Dentro da Barriga
Por esta altura começa a desenvolver-se o embrião, é uma altura bastante importante que o pequeno está passar. É um período em que tudo pode reflectir-se no desenvolvimento do bebé, pois e aqui que surgem as mal formações. O bebé começa agora a ganhar forma, medido até 4 milímetros, começando a formar-se os olhos, ouvidos e a boca.
Vida de Grávida
Para além dos planos que deve estar a realizar neste momento, desde o nome, à roupa, ao quarto, ao berço entre tantas outras coisas, deve começar a pensar em poupar dinheiro e a começar a fazer algum tipo de orçamentos. Comece a fazer um orçamento daquilo que pensa que poderá gastar inicialmente com o bebé, fale com o seu companheiro, amigos, família e verá que todos estarão dispostos a ajudar. O ideal será fazer um orçamento anual, de forma a poder-se organizar e saber quais os gastos que terá.