Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Casting para bebés: trabalho infantil ou vaidade maternal?

Casting para bebés: trabalho infantil ou vaidade maternal?

Tem um bebé lindo e quer fazer dele uma estrela? Pois claro que sim, você e milhares de outras mães que acham os seus filhotes tão ou mais bonitos que o seu. Apesar de desde há muito tempo vermos bebés em outdoors e anúncios de televisão, a verdade é que este fenómeno de «casting para bebés» é relativamente recente.


Entre aqui no Fórum e participe na discussão.


Uma pesquisa pela internet dá a conhecer dezenas de agências dedicadas a estes «modelos de palmo e meio». Umas oferecem enormes bases de dados com centenas de fotografias organizadas por ordem alfabética, acomapanhadas pela idade.


Mas não se encontram só agências. Em muitos fóruns, dezenas de pais e mães perguntam por agências nas suas áreas de residências, na esperança de que os seus rebentos tenham «what it takes« para singrarem no mundo da moda.


Todas as crianças cuja foto aparece «escarrapachada» nas páginas destas agências de recrutamento, surgem com largos sorrisos, pintadas e bem vestidas a posar para a câmara. A pergunta seguinte não pode no entanto, deixar de ser feita: será esta a forma de exploração infantil do século XXI?


Como foi dito anteriormente, há muito que crianas de todas as idades posam para anúncios mas será esta massificação benéfica para elas?

O comparativo não pode deixar de ser feito com actores, adultos, de produções nacionais que se queixam do acelerado e estonteante ritmo das gravações. Numa altura em que aumentam as produções com crianças e jovens como estrelas, que influências - positivas e/ou negativas - terá este ritmo na vida destes pequenos actores?


A pressão é outra questão a ter em conta. Muitos documentários e repostagens mostram modelos e manequins a sucumbirem às pressões do mundo da moda e do espectáculo: conseguirão os pais proteger as crianças dos aspectos perniciosos que rodeiam este mundo? Conseguirão eles, os pais, evitar projectar nos seus filhos as suas próprias aspirações?


Vamos pensar que sim e que conseguem fazer da experiência uma coisa divertida e leve, da qual as crianças gostam e só retiram o que de bom têm.


Este artigo levanta apenas algumas questões a ter presentes qundo se decide levar uma criança a um casting, não querendo de todo dissuadir ou aconselhar a não o fazer.

Tenha em mente que a única «pressão» deve sofrer é apenas a de brincar, estudar e por conseguinte, ser criança.



  • Bullying nas Escolas: Sinais de Alerta e Como...

    O Bullying é um problema com cada vez mais expressão por todo o mundo.

    Estima-se que 1 em cada 4 crianças sofra de Bullying em Portugal...


    Mas como detectar e lidar com o problema?

    Veja aqui os sinais de alerta e o que pode fazer para ajudar o seu filho!


  • Dia da Criança: História e Datas Comemorativas

    O Dia da Criança é comemorado a 1 de Junho de cada ano.


    Mas porquê esta data?


    Conheça as origens do dia que comemora a luta pelos direitos das crianças.

  • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!

    O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... É tempo de redobrar os cuidados com as crianças!


    Saiba como evitar as queimaduras solares.


  • Inseminação Artificial - tudo o que precisa saber

    Uma solução para quem sofre de infertilidade.

  • A Infertilidade - Aspectos reais

    A infertilidade liga-se ao desejo de um bebé. Veja mais aqui.

  • Viajar com crianças - diversão para toda a...

    Planear uma viagem com crianças não é uma tarefa fácil. No entanto, há algumas coisas que poderá fazer de forma a preservar a sua sanidade mental, e, se possível, conseguir divertir-se um pouco durante a viagem.

  • Adopção: tudo o que precisa saber

    Juridicamente a adopção é o vinculo que, tal como numa filiação normal, se estabelece entre o adoptante e o adoptado. No entanto, mais do que um processo jurídico, a adopção consiste num acto de amor verdadeiro , mas não deixa de ser importante

  • O papel do Pai e o parto

    A partir do momento em que a mulher anuncia a gravidez, um turbilhão de emoções invadem o futuro pai e mãe.
    Apesar das alterações principais se darem na mulher, afinal é ela que transporta no ventre o bebé, o papel do pai é crucial ao longo de todo o processo.

  • Barriga de Aluguer - será a solução?

    A infertilidade é um problema que afecta muitos casais. Uns procuram a solução para o seu problema adoptando, outros recorrem à inseminação artificial, e há ainda quem recorra à barriga de aluguer.Saiba mais sobre um método cada vez mais procurado, mas ainda ilegal em Portugal.

  • Subsídios e Licença Parental

    Com o aumento da licença parental, que entrou em vigor em Maio de 2009, vieram as regalias, mas também as dúvidas. A licença parental foi aumentada de cinco para seis meses. Outra grande mudança que esta nova lei trouxe, foi a equiparação da

  • Dia da Mãe - A História

    Comemorado no mês de Maio, o Dia da Mãe celebra o poder maternal com que todas as mulheres foram abençoadas.

    O dia comemora a capacidade de gerar vida e de lidar com todos os sacrifícios que essa dádiva implica.


    Conheça a história e origens do Dia da Mãe.

  • Dia do Pai - A História

    O dia do pai, dia celebrado a 19 de Março e que comemora a figura paterna e as suas funções.


    Apesar de ter um cariz mais comercial nos dias de hoje, todos os pais gostam de receber uma lembrança com a inscrição “Para o melhor pai do mundo”.




 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez

 

 
comments powered by Disqus