Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Portugal: bebés de imigrantes representam quase 10% da natalidade

Portugal: bebés de imigrantes representam quase 10% da natalidade

Os nascimentos de bebés de mães estrangeiras representam 9,6% da taxa de natalidade nacional.
A comunidade imigrante em Portugal ganha cada vez mais expressão.


Em 2007 contabilizou-se 9877 nascimentos, o que corresponde a 27 recém-nascidos por dia, de mães imigrantes. Em 2006 já havia um grande registo de nascimentos, mas em comparação ao ano de 2007, houve um acréscimo de 2197 bebés.


Este contributo é bastante importante, pois mesmo com este aumento na natalidade portuguesa, Portugal continua a registar um saldo negativo, que só se fora verificado em 1918, ano em que surgiu uma gripe pneumónica que dizimou a população nacional.


Portugal encontra-se mesmo no top dez da União Europeia que apresenta um saldo natural negativo em 2007, onde só há semelhanças entre os países de leste da Europa. Desde 1960 que se tem vindo a acentuar uma diminuição nos nascimentos, nessa altura verificava-se uma média de 3,1 crianças por mulher em idade fértil.


Entre 2002 e 2007 registou-se uma grande afluência de imigração no país, o que originou um grande contributo tanto na natalidade e também se viu aumentar o número de residentes em 18480 em comparação a 2006, na sua grande maioria no âmbito de reagrupamento familiar.


Os distritos de Setúbal e de Lisboa, são os que registam casamentos mais tardios e é nos Açores que se registam mais com idades jovens. É também nesta região que o crescimento natural é mais elevado com um acréscimo de 0.25 por cento relativamente ao ano de 2006.


A diminuição da natalidade e o aumento da esperança média de vida em Portugal, agrava o envelhecimento da população, originando uma diferença cada vez menor entre a o inicio e o fim da pirâmide etária. Isto agrava-se também com cada vez menos pessoas a entrar na vida activa.


10-11-2008

Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus