Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

DECO dá nota negativa a brinquedos

DECO dá nota negativa a brinquedos

A DECO PROTESTE testou 22 brinquedos, dos quais 14 tiveram nota negativa e foi já feito o alerta à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica para que sejam retirados do mercado.


Nos testes realizados aos brinquedos as principais falhas encontradas foram: elevados níveis de químicos, peças muito pequenas com grande facilidade para se soltarem e ainda rótulos incorrectos.


A Associação alertou ainda o representante nacional do Sistema Europeu de Alerta Rápido de Produtos Perigosos, com o objectivo de que os restantes países membros verifiquem se tais produtos se encontram no mercado.


Como adianta a DECO, «as substâncias químicas encontradas, como formaldeído, são químicos invisíveis, que quando são inaladas ou havendo contacto com a boca, poderá provocar irritação, vómitos ou mesmo sérios problemas pulmonares e até mesmo resultar em morte.».


Tais químicos (formaldéido, ftalatos e cádmio) encontram-se em metade dos brinquedos analisados, com cinco tipos de brinquedos a conter peças demasiado pequenas, podendo ser ingeridas pelas crianças. Falhas ao nível dos rótulos também estão presentes, com falta de identificação dos fabricantes, representantes, distribuidores ou importadores.


A DECO quer assim retirar do mercado brinquedos que demonstraram ser perigosos para os mais pequenos e sensibilizar o Governo para que se aplique rectificações na lei, adaptando-se a directiva a novos materiais e elementos, como os químicos.


03-12-2008

Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus