Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Inseminação Artificial - tudo o que precisa saber

Inseminação Artificial - tudo o que precisa saber

A infertilidade consiste na incapacidade temporária ou permanente em conceber um filho ou em levar a termo uma gravidez até ao momento do parto. Esta realidade constitui-se como um problema cada vez mais comum, sendo resultado de factores internos ou de contributos inconscientes do ser humano afectando homens e mulheres.


Segundo a legislação nacional em vigor, a utilização de técnicas de procriação medicamente assistida só pode verificar-se perante uma situação de diagnóstico de infertilidade ou ainda, para tratamento de doenças graves ou caso exista risco de transmissão de doenças de origem genética, infecciosa ou outras.


Ainda segundo os termos legais, apenas as pessoas casadas que não se encontrem separadas judicialmente de pessoas e bens ou separadas de facto ou as que, sendo de sexo diferente, vivam em condições análogas às dos cônjuges há pelo menos dois anos podem recorrer as técnicas de procriação medicamente assistida. Estas técnicas só podem ser utilizadas em benefício de quem tenha, pelo menos, 18 anos de idade e não se encontre interdito ou inabilitado por anomalia psíquica.


A Inseminação artificial é um dos processos de procriação medicamente assistida utilizados em situações de infertilidade. Neste processo é permitido recorrer-se a sémen de um terceiro dador, no entanto esta situação só é contemplada pela lei quando, segundo os conhecimentos técnico-científicos existentes, não possa obter-se gravidez através de inseminação com sémen do marido ou daquele que viva em união de facto com a mulher a inseminar. O sémen do dador utilizado para inseminação artificial deve ser criopreservado.


Como se processa a Inseminação artificial


  • A inseminação artificial, também designada inseminação intra-uterina consiste na colocação de forma artificial do sémen do parceiro ou dador no interior do útero da mulher. Todo este processo pode ser diferenciado em três etapas:
    O processo de inseminação artificial inicia-se com a estimulação dos ovários através de substâncias que induzem a ovulação. É muito importante que a ovulação ocorra de forma eficaz para que se possam conseguir os resultados esperados. A indução da ovulação conduz por vezes ao desenvolvimento de vários óvulos, o que aumenta o risco em 15-20% de gravidezes múltiplas (gemelares – mais que um bebé). É importante que seja previamente informada e que tenha noção desta possibilidade.


  • Relativamente ao sémen, é feita a selecção e concentração dos espermatozóides móveis, visto que a fraca mobilidade dos espermatozóides é um dos factores que podem afectar de forma negativa o consumar de uma gravidez. As amostras de sémen são preparadas através das técnicas de capacitação ou preparação seminal.


  • A terceira etapa consiste no processo de inseminação em si. É neste momento que a mulher é inseminada, todo o processo é realizado durante as consultas e não é necessário qualquer tipo de anestesia. A mulher é geralmente inseminada durante dois dias seguidos, depois de se ter induzido a ovulação. Por cada vez que se repete o processo, terá de ser fornecido ao laboratório uma amostra seminal. É recomendado que, após ser depositado o sémen convenientemente tratado no útero, a mulher permaneça durante cerca de 30 minutos em repouso.


É ainda importante que durante duas semanas evite ter relações sexuais, praticar desporto, estar de pé durante horas seguidas e evite também fazer viagens prolongadas. Deve procurar aumentar as horas de repouso diárias, sentada ou deitada. No que diz respeito à alimentação, esta deve ser equilibrada e deve alimentar-se de 3 em 3 horas, ingerindo também 1,5L de água por dia. Ao nível da medicação pós-inseminação será receitado um antibiótico profilático, ácido fólico (para protecção contra defeitos do sistema nervoso do feto).


Dados estatísticos


• Em cada 100 ciclos de inseminação, 13 resultam em gestação.
• Em cada 100 casais que completam 4 ciclos de inseminação, 60 conseguem atingir gestação.
• Segundo os resultados obtidos através de inseminação artificial, saiba ainda que entre 15 a 20% das gravidezes concretizadas são gemelares e que 15% terminam com uma situação de aborto.


Para além da inseminação artificial, existem outros métodos de procriação medicamente assistida, como por exemplo a fertilização in vitro. É da competência do médico responsável propor aos beneficiários a técnica de procriação medicamente assistida que, cientificamente, se julgue mais adequada quando outros tratamentos não tenham sido bem sucedidos, não ofereçam perspectivas de êxito ou não se mostrem convenientes de acordo com o conhecimento médico.


  • Bullying nas Escolas: Sinais de Alerta e Como...

    O Bullying é um problema com cada vez mais expressão por todo o mundo.

    Estima-se que 1 em cada 4 crianças sofra de Bullying em Portugal...


    Mas como detectar e lidar com o problema?

    Veja aqui os sinais de alerta e o que pode fazer para ajudar o seu filho!


  • Dia da Criança: História e Datas Comemorativas

    O Dia da Criança é comemorado a 1 de Junho de cada ano.


    Mas porquê esta data?


    Conheça as origens do dia que comemora a luta pelos direitos das crianças.

  • Crianças, Verão e... SOS Escaldão!

    O Verão está a chegar e, com ele, os grandes dias de Sol e praia, actividades ao ar livre e muita liberdade... É tempo de redobrar os cuidados com as crianças!


    Saiba como evitar as queimaduras solares.


  • A Infertilidade - Aspectos reais

    A infertilidade liga-se ao desejo de um bebé. Veja mais aqui.

  • Viajar com crianças - diversão para toda a...

    Planear uma viagem com crianças não é uma tarefa fácil. No entanto, há algumas coisas que poderá fazer de forma a preservar a sua sanidade mental, e, se possível, conseguir divertir-se um pouco durante a viagem.

  • Adopção: tudo o que precisa saber

    Juridicamente a adopção é o vinculo que, tal como numa filiação normal, se estabelece entre o adoptante e o adoptado. No entanto, mais do que um processo jurídico, a adopção consiste num acto de amor verdadeiro , mas não deixa de ser importante

  • Casting para bebés: trabalho infantil ou...

    Tem um bebé lindo e quer fazer dele uma estrela? Pois claro que sim, você e milhares de outras mães que acham os seus filhotes tão ou mais bonitos que o seu. Apesar de desde há muito tempo vermos bebés em outdoors e anúncios de televisão, a verdade é que este fenómeno de «casting para bebés» é relativamente recente.

  • O papel do Pai e o parto

    A partir do momento em que a mulher anuncia a gravidez, um turbilhão de emoções invadem o futuro pai e mãe.
    Apesar das alterações principais se darem na mulher, afinal é ela que transporta no ventre o bebé, o papel do pai é crucial ao longo de todo o processo.

  • Barriga de Aluguer - será a solução?

    A infertilidade é um problema que afecta muitos casais. Uns procuram a solução para o seu problema adoptando, outros recorrem à inseminação artificial, e há ainda quem recorra à barriga de aluguer.Saiba mais sobre um método cada vez mais procurado, mas ainda ilegal em Portugal.

  • Subsídios e Licença Parental

    Com o aumento da licença parental, que entrou em vigor em Maio de 2009, vieram as regalias, mas também as dúvidas. A licença parental foi aumentada de cinco para seis meses. Outra grande mudança que esta nova lei trouxe, foi a equiparação da

  • Dia da Mãe - A História

    Comemorado no mês de Maio, o Dia da Mãe celebra o poder maternal com que todas as mulheres foram abençoadas.

    O dia comemora a capacidade de gerar vida e de lidar com todos os sacrifícios que essa dádiva implica.


    Conheça a história e origens do Dia da Mãe.

  • Dia do Pai - A História

    O dia do pai, dia celebrado a 19 de Março e que comemora a figura paterna e as suas funções.


    Apesar de ter um cariz mais comercial nos dias de hoje, todos os pais gostam de receber uma lembrança com a inscrição “Para o melhor pai do mundo”.




 
Votar
Tags

Cria um countdown da tua gravidez