Por Favor aguarde...
 
   Lembrar dados
 
   Esqueci-me da password
 
 
 

Quando escolheu o nome do seu bebé?

Ver Resultados

Ómega-3 diminui risco de depressão pós-parto

Ómega-3 diminui risco de depressão pós-parto

Estudo realizado pelos investigadores da School of Nursing, da University of Connecticut, nos E.U.A., sugere que o consumo de ácidos gordos ómega-3, presentes em peixes como o salmão, durante a gravidez, reduz o risco de desenvolvimento de depressão pós-parto.


Estudos anteriores já tinham demonstrado que a ingestão de ácidos gordos ómega-3 desempenha um papel vital no desenvolvimento e manutenção das células nervosas e do cérebro.


Michelle Price Judge, líder deste recente estudo, já tinha demonstrado que o consumo de ácido docosahexaenóico (DHA), durante a gravidez, ajuda no desenvolvimento do bebé.


Os especialistas recomendam que as mulheres grávidas, assim como as crianças, incluam doses adicionais de ácidos gordos ómega-3 na sua dieta, apesar dos adultos conseguirem armazenar quantidades suficientes deste composto.

Já tinha sido comprovado que este composto desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e visual durante os primeiros tempos de vida do ser humano.

Este estudo veio revelar que as mulheres que tinham consumido DHA tinham obtido valores mais baixos na escala de avaliação de depressão pós-parto, apresentando menos sintomas associados à depressão pós-parto.
Em comparação com o grupo de controlo, as mulheres que foram tratadas eram menos propensas a manifestar sintomas relacionados com a ansiedade e desorientação.

Em conclusão os investigadores verificaram que o consumo de DHA durante a gravidez, em quantidades obtidas facilmente através do consumo de duas a três porções de alimentos ricos em ácido gordo ómega-3 por semana, pode diminuir os sintomas de depressão pós-parto, significativamente.

Para este novo estudo, os investigadores contaram com a participação de 52 mulheres grávidas, divididas em dois grupos. A um grupo foi administrado placebo e ao segundo grupo foram dados 300mg de DHA, durante cinco dias por semana, entre a 24ª e 40ª semana de gravidez. A quantidade fornecida de ácidos gordos ómega-3 era equivalente a meia porção de salmão.

A depressão pós-parto atinge 25% das mulheres que são mães pela primeira vez, segundo alguns estudos.


 


27-04-2011
Notícias por mês:  
 
Votar

Cria um countdown da tua gravidez


 
comments powered by Disqus